DOGS
FOR NATURE

Equipa de Deteção Cinotécnica para a Conservação da Natureza​
O que fazemos
Nós encontramos o que precisa. Viajamos perto e longe para ajudar aqueles que necessitam do nosso apoio. Mas o primeiro passo que damos é adotar cães independentes – aqueles esquecidos nos abrigos e considerados demasiado enérgicos ou ‘destrutivos’ para serem animais de estimação. Esse tipo de energia num cão é exatamente o que os torna a escolha ideal para enfrentar longos e repetitivos dias de trabalho.
Assim que encontramos o nosso parceiro canino e a equipa está completa, o verdadeiro trabalho começa. Quando deteta um odor-alvo, o nosso parceiro de quatro patas avisa-nos da sua descoberta e recebe a sua bola ou brinquedo (a sua coisa favorita no mundo). Nós, os treinadores (humanos que trabalham ao lado do cão), recolhemos a amostra, que fornece uma enorme quantidade de dados. Tudo isto se combina para criar um método eficaz e não invasivo que apoia os cientistas na sua investigação.
As equipas de cães de deteção para conservação são um meio eficiente, preciso e não invasivo de recolher dados essenciais para a conservação. Trabalhar ao lado de um cão nestas iniciativas é mais do que um emprego – é uma paixão. É um estilo de vida e um compromisso a tempo inteiro para contribuir para a preservação da vida selvagem através da investigação com deteção. Estas equipas são fundamentais na recolha de dados cruciais para a conservação, como o monitoramento ecológico – que consiste em registar onde vivem determinadas espécies, os tamanhos das populações e aquilo de que necessitam para sobreviver.
Porque o









fazemos
Fazemo-lo porque adoramos um bom desafio, porque somos apaixonados (quase como uma obsessão saudável, se quiser). O nosso trabalho é o nosso estilo de vida, e esforçamo-nos diariamente para aprender mais sobre conservação, natureza e novas metodologias.
Uma grande parte desta visão, claro, é salvar o maior número possível de cães considerados ‘inadaptados’ nos abrigos e trabalhar com eles em diferentes projetos. São eles os verdadeiros embaixadores do método não invasivo em todo o mundo – nós estamos aqui apenas para os ajudar a alcançar todo o seu potencial.
Porque ainda acreditamos. Acreditamos que o mundo ainda pode ser salvo; que a vida selvagem pode continuar a vaguear livremente e a prosperar; que ainda há tempo para garantir uma melhor gestão dos recursos para salvar as futuras gerações.
Esperamos também ajudar as pessoas a perceber que, só porque um cão não foi adotado ou foi devolvido repetidamente ao abrigo, isso não significa que seja um ‘mau’ cão – apenas não foi compreendido. Ao entendê-los e ao aprender a comunicar com estes cães, cujo olfato é 100.000 vezes mais forte do que o dos humanos, podemos alcançar coisas inimagináveis.
Colaborações
Trabalhamos lado a lado com investigadores e organizações que contribuem para iniciativas de conservação da vida selvagem através da investigação com deteção no meio natural, em todo o mundo. Desde cientistas a universidades, organizações de conservação, ONGs, empresas e muito mais – onde e quando for necessário, nós estamos lá.
Depois, farejamos os dados essenciais e ajudamos a responder a questões cruciais sobre conservação com elevada eficiência e precisão. Ao disponibilizar equipas de campo qualificadas a investigadores e cientistas cidadãos, promovendo a colaboração e o envolvimento da comunidade, colocamos o método dos cães de deteção para conservação na vanguarda da investigação científica.